A Família Real no Brasil
Quando Dom João e sua corte vieram para o Brasil, eles fizeram muito mais do que apenas fugir de Napoleão Bonaparte: mudaram a história de Portugal e do Brasil. Pela primeira vez em séculos um monarca viajava até uma de suas colônias e não era só para visitar, e sim para morar. Pressionado pelo imperador francês para fazer parte do bloqueio continental à Inglaterra, grande aliada no comércio português, o monarca resolve fugir para não receber nem o mesmo destino dos reis que desafiaram Napoleão nem o da Dinamarca, que resolveu se juntar ao grupo de países do bloqueio.
Assim, em novembro de 1807 foi posto em prática um plano muito antigo da monarquia portuguesa: ir para uma de suas colônias para escapar das ameaças recebidas. A marinha inglesa escoltou os navios até o Brasil e em troca os portos da Colônia seriam abertos para as nações amigas. Essa foi a primeira das muitas mudanças feitas após a chegada da Corte portuguesa. Máquinas foram encomendadas para aumentar a produção e trazer tecnologia às terras brasileiras. Foram criados o Banco do Brasil, o Jardim Botânico e o Observatório Nacional.
Em 29 de novembro de 1807, a corte portuguesa teve que partir as pressas de Lisboa sobre as vaias do povo, lhes acompanhando muitas pessoas.
Ao chegar no Rio de Janeiro, o povo de la lhes receberam com muita festa, agrupando-se nas principais ruas e portos para acompanhar a Família Real.
Por la na cidade do Rio de Janeiro, as pessoas que já habitavam a cidade gostaram muito da chegada deles, pois la teve muitas mudanças e conquistas feitas por ele e sua corte.
Conclusão
A vinda da família real para o Brasil está ligada á expansão Napoleônica na Europa. Tentando enfraquecer a Inglaterra isolando-a do resto do continente, Napoleão Bonaparte decretou,em 1806,o bloqueio continental, que consistia no fechamento dos portos europeus aos