A FAMILIA E SUAS RESPONSABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
É de conhecimento da humanidade que a família é um dos pilares de uma sociedade sadia e próspera. Porém ainda existem divergências sobre quais são as responsabilidades dos pais e de outras instituições ligadas à família, na formação de crianças e jovens. É notório que a base da família é bem importante para formação dessa sociedade.
Questionamentos a respeito de a quem cabe o dever de ensinar valores de ética, cidadania, amor ao próximo e outros mais sumariamente importantes à formação de um cidadão digno, nos levam a busca de fundamentos lógicos para responder a estas e outras questões tão importantes.
Nesse trabalho de pesquisa bibliográfica, buscamos enfatizar as concepções de família, suas formações e seus anseios. Buscamos entender quais aliados a família necessita para ser vitoriosa na formação de crianças e jovens. De que maneira as famílias são influenciadas pelo meio em que estão inseridas, pela mídia, pela sociedade. Consultas bibliográficas relevantes nos oferecem uma vasta gama de informações pertinentes ao assunto, com variados enfoques.
Entendemos que ainda não será possível responder a todas as perguntas, mas se pudermos clarear o entendimento sobre o essencial, já terá sido de bom proveito para nossa formação intelectual enquanto famílias.
2. A ORIGEM DA FAMÍLIA
Por muito tempo, a organização familiar fora comandada pelo modelo matriarcal, ou seja, modelo que surgiu do vínculo sanguíneo, biológico e instintivo da mãe para com o filho. Nesse modelo a mãe, a figura da mulher no lar, se destacava por sua autoridade. Após a fase de utilização de tal modelo, criou-se um novo sistema de costumes, ou seja, o das famílias patriarcais, tendo como característica principal a inquestionável e arbitrária autoridade do pai. O homem se destacou nas atividades do campo, da batalha e da caça, e se tornou figura principal.
Os romanos inventaram a expressão “família” para designar um novo organismo social, cujo chefe mantinha sob seu poder a