A falta de segurança nas escolas publicas
TATIANE ALVES DE OLIVEIRA
GIVERE DA SILVA MARQUES
A FALTA DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS PUBLICA
Rolim de moura
2011
A FALTA DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Após o massacre acontecido na escola Tassio da Silveira no Rio de Janeiro, nos cabe discutir a questão da segurança nas escolas publica afinal, ao deixar nossos filhos à sensação é que estão em segurança. O que fazer para garantir mais segurança?Esperar acontecer outro massacre como o de Realengo? Acho que não é a melhor opção.
O ambiente violento nas escolas é na verdade, consequência da negligencia familiar, muitos jovens vivem largados dentro de sua própria casa, sem o menor sentimento de estabilidade emocional, sem apoio dos pais. Os problemas de segurança nas escolas acreditam que sempre existiu, mas agora é mais noticiado na mídia. Que muitas das vezes só escandaliza o problema ainda mais, uma simples maneira de vender jornal.
O fato é que a situação vem aumentando cada vez mais, e não vemos ninguém se movendo para fazer a diferença. Grande parte das escolas hoje, se transita normalmente dentro delas sem que ninguém note sua presença, podemos ver que o caso não é tão difícil de resolver, o fato é que nenhum individuo procura melhoras. A sociedade não pode esperar que o poder público resolva a situação, sabemos que nem todas as escolas, em especial as publicas não existem verbas para a instalação de câmeras, muros bem altos, e equipes de segurança para monitorar. Talvez uma ótima alternativa fosse exigir carteirinhas de identificação, o uso do uniforme, segregar acesso a estranhos e ex-alunos, e instalar nos portões nos acessos de entrada detector de metais. Tudo isso são fatos que não requer muito investimento, apenas iniciativa.
Outra forma que poderia ajudar seria treinamentos dos colaboradores das escolas em geral, para auxiliar no controle interno e verificação de atitudes suspeitas, prevenir e combater a violência, que muitas das vezes acontece entre os próprios