A FALTA DE AGUA
21-03-2014
PROBLEMAS SOCIAIS X PROBLEMAS SOCIOLOGICOS
Tema: A falta de Água
O nosso planeta tem tanta água, como se pode dizer que ela é escassa? Bem sabemos que a água é um dos recursos naturais mais abundantes no mundo e sem ela não haveria possibilidade da existência de vida no mesmo. Estudos apontam que 97% da água existente na Terra são do mar, impropria para consumo, 3% água doce sendo 1,75% congelada e o restante sendo poluída e desperdiçada pela população.
A falta de água ou a ideia da falta dela hoje representa um dos maiores problemas sociais para a humanidade. A ameaça à sobrevivência e a vida faz com que a sociedade se manifeste buscando soluções ou alternativas para tal problema.
Atualmente mais de um bilhão de pessoas já não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias e em contra partida a população nas cidades a desperdiçam com lavagens de calçadas, carros, torneiras vazando, encanamentos mal cuidados, etc.
O desperdício não é a causa única para a falta de água e a possível falta dela no futuro. Estudos demonstram que o problema vai muito mais além do desperdício. A falta de chuvas causadas pelos desmatamentos desenfreados, aprovados pelos governos para melhorar o progresso é uma parcela deste problema. A falta dela faz com que rios e represas abastecedoras fiquem comprometidas sendo necessário usar outros meios de contenção.
Outra parcela apontada nos estudos é a falta de cuidado com nascentes e rios. Poluindo ou comprometendo uma nascente, todo percurso que ele fará estará comprometido e na maioria dos locais, a população se beneficia de rios e lagos para se abastecerem de agua.
Além destas, outra pode ser apontada em estudos como, por exemplo, a pavimentação de cidades em áreas de coleta das aguas da chuva para abastecimento de lenções freáticos. Nestes locais, as aguas das chuvas correm para os rios e consequentemente para o mar tornando-se consequentemente, impropria