a falsa motivação
Muitas pessoas ainda não sabem, o que a falsa motivação realmente apresenta, devido ao fato de se utilizar o tema motivação com diferentes significados. Caso perguntasse a um grupo de pessoas que não tem conhecimento especializado por motivação, o resultado será vários sentidos e definições para essa pergunta. E não há grande interesse dos leigos de pesquisar respeito do verdadeiro conteúdo da palavra motivação e a utilizam como bem entendem.
Promessas de prêmios ou ameaças de punições podem comprometer perigosamente o bom desempenho das pessoas no trabalho, bem como gerar problemas à continuidade e à eficácia nos negócios. No mundo globalizado e em perpétua mudança, cada vez mais o potencial produtivo de cada pessoa representa o diferencial entre as empresas. Esse diferencial só existe caso se possa contar com pessoas verdadeiramente motivadas. A motivação das pessoas é, dessa forma, mais valiosa para as empresas do que para essas próprias pessoas que precisam trabalhar, quer estejam motivadas ou não. Portanto, é preciso guiar-se por novos parâmetros e reformular velhos paradigmas na administração do potencial energético representado pela busca da satisfação motivacional. A motivação depende tão-somente da pessoa e do trabalho que faz, não daquelas coisas que cercam esse trabalho.
Tem sido colocado ao público estudos e pesquisas com a tentativa de esclarecer e ensinar com precisão o que realmente pode se entender quando se faz distinção de pessoas motivadas e não motivadas.
A primeira correção a respeito do estudo das pessoas leva em consideração os comportamentos ou ações de cada uma delas podem não possuir o mesmo ponto de origem, com o passar do tempo, a motivação adquire diferentes interpretações, sem que nenhuma delas possa ser considerada como errada, ou que destra os argumentos da outra. Pesquisas sobre condicionamento tornam-se tão expressivas que se transformam no grande inspirador da corrente de estudo do comportamento humano,