A falha de San Andreas
A falha de San Andreas se tornou uma rachadura de 1.300 km de extensão delimitando as duas maiores placas tectônicas do planeta, a placa norte-americana e a placa do pacifico. Toda essa instabilidade se torna uma ameaça constante para os moradores da região, que já passaram por momentos de terror e devastação causados pelos tremores. Em 1906 por exemplo, um terremoto levou a cidade de São Francisco a ruinas, causando um caos total entre a população.
Após grande tempo sem fortes tremores, os moradores temem um grande desastre, pois para os geólogos que estudam a região, quanto maior o período de estabilidade maior também o risco de um grande terremoto, pois a energia se acumula e pode ser liberada de uma vez só, destruindo novamente toda região. Milhares de terremotos são ocorrem na Califórnia todo ano, além disso acontecem vários tremores imperceptíveis pelos moradores.
Estudos geológicos mostram que os grandes terremotos na região da falha de San Andreas ocorrem a cerca de 150 anos de intervalo, como o ultimo terremoto ocorreu em 1857, há indícios de tremores devastadores dentro das próximas décadas. Um grande terremoto provavelmente não virá sem ser identificado com antecedência pois ocorrerá um grande aumento de sismicidade na região alguns anos antes de um grande tremor, dando tempo aos habitantes para deixarem a região antes de serem atingidos.