A fabula do rato
Desde que uma pessoa deu emprego a outra, (o sentido da frase esta confuso) seu trabalho passou a ser avaliado em termos de relação entre custo e benefício.
Foi com a escola de administração científica que ocorreu forte impulso a teoria administrativa a partir do começo do século XX.
A avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores nos respectivos cargos em áreas de actuação e do seu potencial e desenvolvimento futuro (CHIAVENATO 2009, p.247).
A mesma pode ainda ser definida como a identificação e mensuração das acções que os colaboradores de uma organização realizaram durante um determinado período e pode ser feita através de varias abordagens.
Objectivo da avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho tem como objectivo, de diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal, promovendo o melhor desempenho, o crescimento pessoal e profissional dos funcionários, bem como o melhor desempenho(desempenho de quem). Além disso, fornece a administração de recursos humanos informações para tomar as decisões acerca do salário, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e no o desenvolvimento da pessoa avaliada. A avaliação de desempenho é uma actividade (ferramenta) essencial a gestão de pessoas, porque dela decorrem conseqüências importantes para a motivação e progressão na carreira dos funcionários. O processo de avaliação pressupõe de uma unidade ou de uma estrutura organizacional que depende do desempenho de cada pessoa e da actuação dessa pessoa na equipa.
Os principais métodos tradicionais da avaliação de desempenho são: 1. Método das escalas gráficas 2. Método da escolha forçada 3. Método da pesquisa de campo 4. Método dos incidentes críticos 5. Métodos mistos 6. Método de avaliação 360grau
Método das escalas gráficas é o método mais utilizado e divulgado pela sua simplicidade. Sua