A fabricaçao de móveis de eucalipto.
A madeira de eucaliptos vem sendo utilizada como madeira serrada em diversos países, no Brasil , esse processo ainda é incipiente. O nosso mercado ainda não recebe madeira serrada de eucalipto que tenha sido plantada e remanejada para essa finalidade.
Embora seja cotada como alternativa para a indústria madeireira, a espécie possui limitações inerentes as madeiras oriundas de florestas de rápido crescimento: * Rachaduras demasiadas * Elevada retratibilidade * Deformações
Esses entraves dificultam a utilização econômica da espécie( como peça acabada). Mas dentre as suas aplicações a que esta em evidencia é na indústria moveleira e na construção civil.
Este quadro pode ser revertido, a medida que se romperem alguns preconceitos e se aprofundarem tecnologias para melhoramento da espécie.
Concluindo, pode dizer que o eucalipto tem tudo para ser madeira de serraria do país, para isso é necessária investigação intensiva, tanto sob o ponto de vista tecnológico como silvicultural. Comparável a da celulose de eucalipto. Sem investigação no futuro, importaremos madeira serrada para nossas necessidades básicas.
Desde 1950, na Austrália, África do sul e argentina são fabricados móveis com algumas espécies de eucaliptos que produzem madeiras leves ,de aspecto atraentes,de fácil trabalhabilidade manual e mecânica.
A qualidade da madeira se refere á sua capacidade para atender aos requisitos necessários para a fabricação de produto,ou ainda,a combinação das características físicas, mecânicas, químicas e anatômicas de uma árvore
Que permite a melhor utilização da madeira para determinado uso.
Trabalhabilidade das madeiras de Eucalyptos grandis e Eucalyptos cloeziana,secas ao ar, depois de cortadas tangencialmente apresentaram algumas tábuas com rachaduras de topo, de superficie e leves empenos. Contudo esses defeitos não invibilizaram a utilização das madeiras. De uma forma