A experiência simbólica e a Arte
CURSO DE JORNALISMO / 20 SEM. DE 2013
ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
QUESTIONÁRIO 1
TEXTO: “A MODERNIDADE EM SEU ESPELHO”
1- Destaque os conceitos fundamentais que caracterizam a modernidade: - no Renascimento Europeu, na Reforma Protestante, na Revolução Copernicana, na Revolução Industrial, na Revolução Francesa e no Iluminismo.
Resposta: Renascimento Europeu: A Europa ingressou no século XVI em uma enorme crise de valores teocêntricos, manifestando cada vez mais uma confiança na capacidade do homem e na valorização dos seus feitos. O humanismo, movimento de valorização do homem, surgiu no contexto do Renascimento Europeu afirmando suas conquistas e seus anseios de prazer, poder e glória. Torna-se perceptível a diminuição da interferência da providência divina na mentalidade e no cotidiano das pessoas. No campo das artes, o Renascimento foi que assumiu essa característica humanística, retomando imagens da era clássica greco-romana, criando-se um novo imaginário, o imaginário da era moderna.
Reforma Protestante: Paralelamente, no campo da interpretação religiosa, movimentos de contestação teológica começaram a ganhar força. A visão de que o homem era submetido a um destino fixado fora dele, vítima de um castigo ancestral, à mercê da infinita bondade divina, deixou de existir. O movimento de reforma teológica teve início com o teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546), e logo foi disseminado e imitado por outros centros de irradiação dos postulados da fé cristã. O principal elemento dessa reforma foi o reconhecimento do trabalho humano como fonte de toda graça diante de Deus, origem de riqueza e medida de felicidade nesta vida e na outra. Além disso, a liberdade de exame da consciência para compreender e julgar o projeto de Deus para o homem (com isso, o direito de se interpretar a Bíblia à luz da razão).
Revolução Copernicana: A Revolução Copernicana (ou revolução científica) trouxe uma nova