A experi ncia de Hawthorne01
1926 palavras
8 páginas
ETEC TAKASHI MORITA (EXTENSÃO CEU PARELHEIROS)PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMO
Nomes: Fabiano Bispo Luiz e Vinícius José dos Santos
Professor: José Aparecido
Turma: Logística 1
2015
A experiência de Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932 por George Elton Mayo em colaboração com o conselho Nacional de pesquisas do Estados Unidos, em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne. A finalidade da pesquisa era determinar a relação existente entre a intensidade de iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pela produção obtida.
Colocando em evidência o fator iluminação os pesquisadores esperavam conhecer seus efeitos sobre o rendimento dos trabalhadores. Mas os resultados desse primeiro experimento foram de certa forma frustrantes. Não porque não existisse uma relação entre intensidade de iluminação e produção de cada grupo, mas porque era impossível isolar esse fator de outros que interferiam no processo, especialmente os psicológicos.
A fábrica da Western Electric Company, já desenvolvia uma política de pessoal voltada para o bem estar dos seus operários e com a experiência pretendia, não o aumento da produção, mas sim, conhecer melhor os seus empregados. A experiência se desenvolveu em quatro fases:
Primeira Fase
Na primeira fase da experiência, pretendia-se verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Para isso, tomou-se dois grupos de operários em salas diferentes, que faziam o mesmo trabalho, em condições idênticas sendo um grupo experimental ou de referência, que trabalhava sob luz variável e o outro grupo, o de controle, que trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo.
Para surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis, (iluminação e rendimento dos operários) mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico. Baseados em suas suposições pessoais, os