A Existência Ética
Personalidade refere-se ao modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos físicos do indivíduo. A definição de personalidade engloba também o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao indivíduo.
O estudo da personalidade deve ser compreendido no seu aspecto de psicologia geral, existem em comum em todas as personalidades humanas - o que dependente de fatores culturais, grupais ou circunstâncias. Por exemplo, a postulação do id, ego e superego como sistemas constitutivos da estrutura da personalidade com caráter universal, de toda raça humana. E o estudo da personalidade deve ser compreendido, também, no seu aspecto de psicologia diferencial, isto é, como busca do que existe de único e próprio em cada personalidade, a compreensão do caso individual. O estudo da personalidade, portanto, permite aí a descoberta da individualidade.
ESTRUTURA E CONTEÚDO DA PERSONALIDADE
A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que da consistência e unidade à conduta.
Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc. Só é possível compreender a personalidade considerando a relação indissociada entre estrutura e conteúdo.
Esta relação dá a dinâmica da personalidade, fornece o caminho para compreender seu desenvolvimento e as mudanças, mais ou menos radicais, que pode sofrer. A interioridade ou intimidade do indivíduo Expressa-se, de modo mais ou menos transparente, nos seus comportamentos e no seu modo de estar no mundo, bem como esta subjetividade constitui-se por este mesmo “ estar no mundo”, pela presença do outro que