A Existência da Ética - Chauí
Prof. Karla Godoy
Leitura: "A existência ética" -
Tópicos encontrados:
Senso Moral; Consciência Moral; Conciência Crítica; Juízo de Fato e de Valor; Juízo Ético de Valor; Violência; Passivo; Ativo: Virtude; Vício. nº 3:
Senso Moral: É o sentimento que se aflora ao nos depararmos com determinada situação.
Consciência crítica que discerne o valor moral dos nossos atos. É a capacidade de examinar a si mesmo e fazer um julgamento sobre si mesmo, dar testemunho de si mesmo.
Consciência Moral: Tomar atitude. Se posicionar diante de uma situação que me despertou sentimentos.
Juízo de Fato: É quando see refere a uma constatação. Ex. Esta chovendo.
Quando damos opinião, interpretamos o fato, é juízo de valor. Ex. A chuva é bela.
Juízo Ético de Valor: avaliam coisas, fatos e ações para se conseguir escolher desejável ou não, bem ou mal e se amparam em normas que aprendemos desde crianças. Por isso também chamados normativos, porque seguem regras do que enraiadamente, imaginamos como certo ou errado em certas situações.
Violência: Segundo Chauí “a violência é entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é a violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém”(Chauí, Marilena, Existência da Ética, pag 4).
Vício: é o exagero. Não temos controle de nossos atos. Aristóteles dizia que “... é o excesso ou a falta de algo”.
Passivo: É aquela pessoa que se submete as decisões, vontades e opiniões dos outros. Aceita mesmo que não lhe traga benefícios em sua consciência, mas agradando a terceiros lhe parece bom.
É o que se deixa levar por sentimentos, pelo medo e não reage ao próprio destino, mas se deixa conduzir pelos acontecimentos e pela vida.
Ativo: Ao contrário do passivo. Este questiona as regras e as obrigações , se impõe sem ser arrogante, não se submete se não for do seu agrado, aos impulsos e