A Evolução Histórica dos Direitos da Mulher no Brasil
I Semestre de Direito
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS
DIREITOS DA MULHER NO BRASIL:
AS PRINCIPAIS CONQUISTAS FEMININAS
2014
RESUMO
Na maior parte da história da mulher em todo o mundo, ela esteve subordinada ao homem e seu “poder” que, nos primórdios da sociedade foi-lhe atribuído devido à força física e se solidificou com o passar do tempo. O processo para a aquisição de direitos iguais entre os gêneros foi muito demorado e longo, e assim também aconteceu em nosso país.
Desde a Proclamação da República até os dias atuais, tivemos vários códigos e constituições que trataram a mulher, primeiramente, como um ser inferior ao homem.
Essa situação foi mudando assim como o mundo. Após a segunda guerra mundial temos um momento marcante com a Declaração dos Direitos Humanos da Organização das
Nações Unidas, destacando os direitos essenciais das pessoas independentemente de sexo, crença, etnia, etc. E no Brasil, é com a Constituição de 1988 que temos as principais mudanças nessa área.
Este trabalho visa discorrer sobre a história das conquistas da mulher na sociedade brasileira e demonstrar a forma como essa evolução aconteceu e vem acontecendo.
Palavras-chave: Evolução, Mulher, Direitos, Discriminação, Legislação.
A EVOLUÇÃO DO DIREITO DA MULHER NO MUNDO
Quase sempre na história do mundo, a mulher viveu subordinada à supremacia masculina, sem fazer diferença entre mulheres de diversas culturas, religiões e até mesmo classe social. Nas famílias patriarcais, enquanto filhas solteiras dependiam totalmente do pai, depois de casadas eram submissas aos maridos. O poder de decisão era exclusivo dos homens e as leis e normas jurídicas sequer consideravam as mulheres como semelhantes ao homem, elas eram consideradas como seres inferiores. Quando respeitavam a imposição machista eram consideradas mulheres respeitáveis, quando não, eram taxadas como cortesãs e ainda mais discriminadas. Tinham somente a