A evolução histórica da economia
DO DOCUMENTARIO “A EVOLUÇAO HISTORICA DA ECONOMIA”?
A COMPULÇAO FINANCEIRA É fatal e todos os governos e a qualquer tempo. Em torno de 1.871 havia pouca informação a respeito de mercado econômico. Down percebeu isso, nesta época ele estava em Nova York e mais tarde vem a conhecer Jones em Manhatan. O E.U.A. tem uma entrada explosiva na revolução industrial e nova era do corporativismo, logo depois da Guerra Civil, Down observou que pequenos produtos ganharam ênfase na ambição monetária e suas ações logo subiram e caiam. Down percebe a necessidade de informações financeiras diárias, que até então eram anuais em forma de balanças das empresas.
Pouco antes de 1.882 Down & Jones criam uma espécie de boletim informativo do mercado financeiro a nível local na Wall Street. Neste ano, o pequeno informe se transforma no “Diário Informativo Vespertino” com duas paginas. Dois anos depois Down & Jones apresentou um índice de 11 ações que incluíam linhas ferroviárias e transporte a vapor em 1.889 surge à primeira publicação do Wall Street Jornal que mais tarde se transforma na companhia Down Jones. Suas publicações agora eram importantes para o mundo todo.
Em 1.902 aos 51 anos Down falece. Seu jornal é vendido e se mantem com o mesmo nome.
Os inventos começam a surgir-nos E.U.A. junto com suas companhas que os disseminam.
Acontece à guerra Hispano Americana e o então presidente da época Teodoro Rosevelt expandem suas exportações; uma era jamais vista.
Em 1.907 um ano depois de terremoto de São Francisco, acontece o pânico financeiro, também chamado por pânico dos banqueiros; crise que aconteceu quando a bolsa de N.Y. caiu quase 50% em ralação a seu pico no ano anterior. Vários bancos quebraram em seguida a economia se restabeleceu e os anos seguintes são de extremo consumo.
Com índices fantásticos para Down & Jones, o consumo de um determinado mercado, que até então era do alcance de poucos,