A evolução histórica da contabilidade
INTRODUÇÃO
A história da Contabilidade é tão antiga quanto a própria História da Civilização e durante um longo período , foi tida como a arte da escrituração mercantil . Utilizava técnicas especificas que se foram aperfeiçoando e especializando .
Ela surgiu 6.000 anos a.C. dos povos Sumero-Babilônicos , Feníncios , Egpícios , Gregos , Cretenses , Romanos , etc . A Contabilidade passou por uma época chamada “ Época Empirica “ ( 6.000 a 1202 a.C. ) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos da natureza cientifica e metodológica .
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam , gastavam ou deviam .
Nos primeiros tempos da Humanidade havia apenas o senso do coletivo em tribos primitivas . Com o rompimento da vida comunitária surgiram as divisões , cada pessoa criava sua riqueza individual .
Ao morrer , a herança recebida dos pais ( pater , patris ) , denominou-se patrimônio . O termo a ser utilizado para quaisquer valores , mesmo que estes não tivessem sido herdados .
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores , preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses ; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume , requerendo registros .
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Podemos descrever a evolução da ciência contábil da seguinte forma : Periodo Antigo , Periodo Medieval , Periodo Moderno e Periodo Cientifico .
PERÍODO ANTIGO
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar , na memória do homem .
O inventário exercia um importante papel , pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens , que eram classificados segundo sua natureza : rebanhos , metais , escravos , etc . A palavra Conta designa o agrupamento de itens da mesma espécie .