A evolução dos jogos eletronicos e sua aplicação no ensino superior
Os videogames desde a sua criação sofreram grandes transformações, conquistando o público jovem, cerca de 83% dos jovens universitários alegaram ter jogado no ultimo ano (SUZUKI ET AL, 2009). Esse é um dos motivos da indústria de jogos eletrônicos ser uma das que movimentam mais dinheiro no mundo. Por causa de sua presença no meio universitário e o estimulo causado no jovem ao jogar, algumas universidades passaram a utilizar jogos para ajudar no aprendizado. Este artigo contextualiza a história do videogame, mostra sua importância no mercado mundial e faz um estudo sobre o beneficio para o aluno de se utilizar jogos eletrônicos na aplicação da matéria.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
2.1 SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS 7
2.2 IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE JOGOS NO MUNDO 8
2.3 USO DE JOGOS NO MEIO DIDÁTICO 9
2.4 BENEFÍCIOS DE JOGOS NA GRADUAÇÃO DO ALUNO 10
3. CONCLUSÃO 12
4. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Em 1958, surgiu o primeiro video-game, conhecido como “tennis for two”, criado pelo físico Willy Higinbotham (2007 apud BATISTA ET AL; AMORIN, 2006). Baseado nesse jogo, em 1961, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o jogo evoluiu, com o tema de guerra espacial (BATISTA ET AL, 2007), e com o tempo foi sendo aperfeiçoado e, ainda hoje, continua sendo, principalmente por ser um dos mercados que mais movimenta dinheiro no mundo, “sua movimentação financeira é a primeira na área do entretenimento, a terceira no mundo, ficando atrás apenas da indústria bélica e da automobilística”. (2007 apud AMARAL e DE PAULA; MOITA, 2006, p. 38)
Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) mostra que 83% dos jovens que participaram da pesquisa, relataram que jogaram algum jogo no ultimo ano (SUZUKI ET AL, 2009). Isso mostra que os jogos eletrônicos estão muito presentes entre os jovens, por ser uma ferramenta de lazer educativo (AMARAL e DE PAULA, 2007), pois, ao mesmo tempo em que ele