A evolução dos computadores
O Primeiro Computador
O primeiro computador digital eletrônico,conhecido como ENIAC (Electrical Numerical Integratorand Calculator), começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O computador foi finalizado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John PresperEckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.
Na época, o ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.
Ele sofria com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, utilizava grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina. E isso representava mais do que o total de componentes utilizados pelo computador ENIAC.
As Gerações dos Computadores
Na geração de computadores criada após o ENIAC,conhecida como “segunda geração”, houve a diminuição do hardware causada pela substituição das válvulas eletrônicas por transístores e a criação da tecnologia de circuitos impressos que evitava que os fios elétricos ficassem espalhados. Um exemplo de computador da segunda geração é o IBM 7030.
IBM 7030
O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilizado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões