a evolução dos computadores
Até o século XIX, a palavra computador1 era utilizada para designar a pessoa que tinha função de fazer contas e resolver problemas que envolvessem números. Os computadores antecederam os contadores, os atuais técnicos em contabilidade, que cuidam da administração econômica. 1A origem da palavra computar vem do latim putare. Os franceses do século XVII, criaram o verbo computer (com acento tônico no e) com o significado de calcular. Os ingleses transformaram o verbo no substantivos computer (com acento tônico no u.)
A aplicação do termo ao moderno computador só apareceu em 1944, quando o jornal inglês London Times fez uma matéria sobre os equipamentos que no futuro poderiam substituir o esforço humano. Não houve um inventor do computador, mas o aperfeiçoamento de várias engenhocas que deram origem ao que hoje conhecemos por computador.
Em 1642, o físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal criou uma máquina com seis rodas dentadas, cada uma contendo algarismos de 0 a 9, que permitia somar até três parcelas de cada vez, desde que o total não ultrapassasse 999.999, que funcionou por 200 anos O que inspirou Pascal a criar essa máquina (com apenas 19 anos) foi o erro cometido quando trabalhava com seu pai (que era juiz) na contagem do dinheiro para o pagamento à corte, que o fez contar tudo novamente.
Até hoje, a máquina criada por Pascal está exposta no Conservatoire dês Arts et Metier, em Paris, e ainda funciona.
Antes de morrer, com 39 anos, Pascal inventou a caixa registradora.
A máquina de Pascal foi sendo aperfeiçoada por vários inventores, que acabavam esbarrando na velocidade da alimentação de dados na máquina, pois esse trabalho era feito manualmente.
O alemão Gottfried Leibniz foi um dos que aperfeiçoou a máquina de calcular de Pascal. Ele criou a primeira calculadora que, além de somar, também subtraía, multiplicava, dividia e encontrava