A evolução do pensamento em administração - capítulo 2
Atividades referentes ao segundo capítulo:
A evolução do pensamento em administração
>> Questões para discussão
1. Porque é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
Henri Fayol foi um dos primeiros a afirmar que um bom administrador não se aprende tudo na prática, ele considerava fundamental que as empresas dirigissem suas atividades de avordo com leis, principios, técnicas,métodos e teorias. Assim, concluiu que um administrador se dava por meio de individuos com conhecimento específico sobre as funções de administração. Sendo assim, se dá uma importancia para que qualquer administrador conheça bem as técnicas de coordenar.
2. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
O pensamento administrativo, enquanto área de conhecimento, surge como consequência da conslidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais.
> Escola clássica de administração:
- Condições socieconomicas: Concentração de mercados; crescimento economico acelerado; força de trabalho desqualificada; desperdício e falta de eficiência.
- Bases filosoficas: Ser humano egoísta, na busca de satisfação dos seus desejos e interesses ( HOMO ECONOMICUS ) ; concepção mecaniscista e empiricista da natureza; liberalismo economico; ética protestante individualista.
> Administração cientifica: fase monopolista do capitalismo; elevados desperdícios de recursos de baixa produtividade; força de trabalho desqualificada.
> Gestão administrativa: fase monopolista do capitalismo; existencia de empresas altamente verticalizadas e hierarquizadas; crescente conscientização acerca da importância da função da administração.
>Teoria da burocracia: Consilidação da autoridade racional-legal nas sociedades ocidentais; racionalização do direito; centralização do poder estatal; expansão do capitalismo e surgimento de uma sociedade de massas; industrialização e