A evolução do computador
Não é segredo que os computadores atuais, são fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está , e ainda muito longe de chegar a um final.
Abaixo uma breve descrição de alguns acontecimentos à partir da década de 60;
1964-1975)
Na década de 60 o mundo estava em plena corrida espacial, com isso surgiu a necessidade de construir computadores leves e poderosos que pudessem serem embarcados em foguetes. A NASA gastou bilhões de dólares com seu programa espacial na contratação de empresas fabricantes de transistores para que realizassem uma miniaturização ainda maior .Assim foram criados os primeiros circuitos interligados , também chamados de Chips. Basicamente um chip é um componente eletrônico composto por centenas ou milhares de transistores.
Também na década de 60 os computadores já não eram tão raros e começavam a serem cada vez mais necessários na vida das grandes empresas, órgãos do governo federal e universidades. Tornava-se também um símbolo de status .
Curiosidade
Um dos mais importantes CPDs na década de 60 foi implantado pouco depois do golpe militar.
Década de 70 – (1970-1981)
A Quarta Geração, a partir de 1970 até 1981, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo).O governo estava cada vez mais consciente da importância dos computadores para o desenvolvimento do pais. Em 1971, o Ministério do Planejamento fez a primeira radiografia do mercado brasileiro de informática. O número de computadores instalados no Brasil tinha saltado para 600 máquinas, das quais 75% eram da IBM, 20% da Burroughs 5% de outros fabricantes. O valor estimado do parque instalado era de 60 milhões de dólares e dos gastos com a mão-de-obra empregada nas atividades de manutenção de programas, operação