A evolução das teorias da administração
As Teorias Clássicas da Administração tiveram grande influência no desenvolvimento das organizações, seus aspectos e princípios utilizados até nos dias de hoje. Com um maior destaque para as idéias de Taylor fundador da ciência administrativa, buscando melhorar a produtividade e eficiência operacional através da ORT organização racional do trabalho. A Teoria Clássica da administração idealizada por Fayol busca uma melhor eficiência através da organização, para Fayol a administração é uma função distinta das demais em uma organização. Compreendem-se por administração a maneira de planejar, organizar, dirigir e organizar uma organização, com intuito de alcançar seus objetivos de maneira eficiente e eficaz.
.
Palavras-chave: Planejamento. Organização. Crescimento
1. INTRODUÇÃO
O Processo de evolução inicia-se na revolução industrial, e no século XX assim, surgindo várias teorias. A Primeira fase da revolução industrial se deu na Inglaterra, em 1760 com a mecanização da indústria e agricultura. Na Segunda fase da revolução industrial entre 1860 e 1914, surgindo os estudos sobre as teorias da administração. Foi a partir dos estudos de Taylor que começou a ser estruturada e conhecida por administração clássica, e substituindo métodos antigos pela ORT organização racional do trabalho.
Depois com Fayol, seus estudos definindo as funções criando o organograma definindo como administração científica.
2. A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A SEGUIR SERÁ APRESENTADA A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO CHIAVENATO (2011)
2.1 FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915)
Frederick Winslow Taylor engenheiro iniciou nos Estados Unidos suas experiências e estudos pelo trabalho do operário, e concluiu que para a administração geral sua teoria teve reflexos positivos, tanto para patrões com para empregados. Em 1900, surgiu à teoria da administração científica visando