A Evolução Das Máquinas Operatrizes
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
AJUSTAGEM MECÂNICA
TECNOLOGIA DE AJUSTAGEM:
A Evolução Das Máquinas Operatrizes
Agosto de 2013
Introdução
Foi a partir da própria fragilidade, que o homem passou a buscar formas de vencer os inimigos que ameaçavam sua sobrevivência. O fato de andar somente sobre duas pernas, o que liberou as mãos para outras tarefas; o cérebro, os olhos e as mãos trabalhando em conjunto; a posição livre do polegar, tudo contribuiu para a fabricação dos instrumentos que aumentassem a força de seus braços: as armas e as ferramentas.
Durante milhares de anos a ferramenta foi o prolongamento da mão do homem que, usando pedra como o principal material, desenvolveu e fabricou facas, serras, plainas, buris, raspadores, martelos, agulhas, lanças, arpões e outras ferramentas.
Para tornar sua produção cada vez maior, o homem começou a criar instrumentos capazes de repetir mecanicamente os movimentos que ele idealizou para obter as formas que queria. Surgiam, assim, os protótipos das máquinas-ferramentas.
Neste trabalho, vamos mostrar como surgiram todas as máquinas que hoje em dia são largamente utilizadas pelo homem.
Veremos que, embora os materiais sejam diferentes, o princípio de tudo está naquelas máquinas e ferramentas rudimentares que o homem começou a construir, assim que percebeu que tinha que vencer toda a hostilidade da natureza que estava à sua volta.
Só Desvantagens (Era Isso o Que a Vida Oferecia Aos Nossos Antepassados)
Durante muito tempo, o homem primitivo usou sua própria força muscular juntamente com ferramentas, armas e utensílios rudimentares para satisfazer às suas necessidades. Sua inteligência logo o ensinou que, se ele tivesse uma pedra nas mãos, seu golpe teria mais força. Talhar a pedra foi o primeiro processo usado para a obtenção de objetos. O trabalho era difícil e lento, e a dureza das pedras impedia a fabricação de objetos com formatos mais complexos.
Então, ele viu que simplesmente