A Evolução da Obtenção da Energia
A Evolução da Obtenção de Energia
Mudanças históricas durante a obtenção de energia
Blumenau
Março 2014
Jonas Reiter
A Evolução da Obtenção de Energia
Mudanças históricas durante a obtenção de energia
Resenha apresentada sob o curso de Engenharia de Produção da Universidade Regional de Blumenau (FURB) na Disciplina de Tratamento de Resíduos, com requisíto parcial para obtenção do título de Bacharel.
Blumenau
Março 2014
Sumário
Resumo
O verbete energia, que do grego em tradução literal significa “trabalho” (do grego enérgeia e do latim energia).
Por definição do artigo ao qual está foi elaborada a resenha, tem se por definição que: “a energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou de transferir calor.”
O desenvolvimento à seguir trata sobre algumas formas de obtenção de energia que foram concebidas pelo homem ao longo do tempo, e quais os prejuízos que podem ser causados, caso não ocorrer o planejamento e estudo adequado para seu desenvolvimento.
Introdução
Esta resenha foi baseada no artigo “Uso da energia ao longo da história: evolução e perspectivas futuras”, publicado por Leonel Marques Farias e Miguel Afonso Sellitto, Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 12, n. 17, p. 01-106, jan./jun. 2011.
Tem por objetivo esclarecer e identificar como ocorreu a evolução do uso e obtenção de energia ao longo da história. Se inicia desde o período pré-histórico, desde a criação do fogo, utilização animal, criação de dispositivos mecânicos à vapor, até os meios mais atuais, e discute o futuro da obtenção da energia, apresentando prós e contras dos meios citados.
A resenha busca entender algumas das quais foram as evoluções conseguidas pela humanidade no que tange à evolução nas formas de geração de energia desde o início, e parte para uma reflexão sobre o futuro da obtenção de energia, apontando falhas e problemáticas dos