A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO SETOR PETROQUÍMICO EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA
JOSÉ PETRAGLIA
A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NO SETOR PETROQUÍMICO EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA
O artigo tem como objetivo avaliar o estágio em que se encontra a logística na indústria petroquímica em específico no estado de São Paulo, as recentes transformações diante da evolução à logística integrada junto às vantagens competitivas obtidas.
O conceito de logística foi aplicado inicialmente como a tarefa de organizar o suprimento de armas, equipamentos e alimentos ao longo da história das guerras tem sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade logística
No Brasil, surgiu no inicio dos anos 90 com a abertura comercial e acelerou a partir de 1994, com a estabilização econômica brasileira devido ao Plano Real, onde não havia muita concorrência e a inflação alta dificultava análises mais precisas da composição de custos de toda a cadeia produtiva, desta forma a logística foi negligenciada nas empresas que atuam no Brasil. A logística adquiriu importância significativa no processo de desenvolvimento de novos produtos e em rever a cadeia produtiva para reduzir os custos.
A logística integrada possibilita prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuições dos fornecedores e clientes, através de planejamento, organização e controle das atividades de movimentação, estoques e armazenagem que visão facilitar o fluxo de produtos.
A logística além de ser uma ferramenta gerencial contemporânea é também uma importante atividade econômica. A logística deve ser vista como um instrumento de marketing, a forte competitividade nas organizações obriga que se atinja um bom padrão de serviço ao menor custo possível, portanto é necessário que se analise a logística integrada de forma sistemática, ou seja, o conjunto dos componentes da cadeia logística interligados tem que trabalhar de forma coordenada visando a mesma meta para que se obtenha a vantagem competitiva. Para a excelência operacional dos baixos custos é