A evolução da liguagem de programação
SUMÁRIO 1. Introdução_______________________________________2 2. Tipologia de linguagens____________________________2, 3 3. Tipos de linguagem________________________________4 e 5 4. Evolução das linguagens de programação_____________6, 7, 8 e 9. 5. Conclusão_______________________________________10 6. Webgrafia_______________________________________11
1-INTRODUÇÃO
As linguagens de programação surgiram para descrever mecanismos abstratos, têm como objetivo a descrição e comunicação do utilizador ou programador para o computador. Com o passar dos anos as linguagens de programação vêm sendo criadas a partir dos defeitos de outras linguagens ou por simples melhoria de desempenho e algumas designadas apenas para alguma tarefa específica. Umas mais complexas que outras, mas todas com o mesmo fim, solucionar algum problema.
2-TIPOLOGIA DE LINGUAGEM
Linguagens de programação, pela sua própria natureza, são criadas e mudam muito rapidamente. Cada nicho, necessidade e mercado criam oportunidades para o desenvolvimento de novas formas. Um documento escrito no começo de 1995 listava a existência de 2350 diferentes linguagens. Outra página, mantida para ilustrar um programa em particular, lista mais de 500.
As linguagens de programação podem ser representadas por níveis, por gerações, e por áreas de aplicação, assim como demonstrados a baixo:
2.1-NÍVEIS
Linguagens de Baixo Nível
• Assembler e Código Máquina – São dependentes do computador onde trabalham porque os programas criados por estas linguagens não podem transitar para outro computador.
Linguagens de Alto Nível
• FORTRAN, PASCAL E SIMULA – São independentes dos computadores podendo ser lidos em qualquer um onde tem um papel determinante o cálculo numérico.
Linguagens de Muito Alto Nível
• SQL, PROLOG, Haskell – O problema é descrito em função da relação com o objeto e com