A Evolução da Conectividade
Centro de ciÊncias tecnolÓgicas - cct curso de Engenharia da computação
A Evolução da Conectividade
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Introdução a Engenharia da Computação, como parte da avaliação referente ao 1ª período.
Profesor(a): Prof. Lúcio Flávio
São luís
2009
Lucas Lima
José Vinícius
Núbia cristine
José pinheiro
Bruno MAcedo mÁrio Henrique
A Evolução da Conectividade
São luís
2009
Introdução
Conectar-se a rede mundial atualmente é algo simples. Basta um computador qualquer com um modem e uma linha telefônica e um provedor, e alguns segundos depois a maior fonte de informações do mundo estará disponível na frente do monitor. Ou, com um computador com recepção sem-fio, precisa-se a penas ir a um Hotspot como um aeroporto e o acesso está garantido. Tal conectividade desenvolveu-se surpreendentemente ao longo de quarenta anos, de redes de apenas alguns computadores que ocupavam salas inteiras, a redes sem- fio que podem englobar centenas de computadores pessoais ultra-portáteis. Esta é a evolução da conectividade.
1. Das primeiras redes a Internet comercial
Durante a Guerra Fria, na Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, conhecida como ARPA (Advanced Research Projects Agency), foi criado um grupo informal para desenvolvimento de computadores e processamento de informações. Para isso, foram criados três terminas de rede para comunicação entre projetos. Cada um para um projeto específico, para a comunicação entre os membros do projeto. Entretanto, o como a comunicação entre terminais era inexistente, tornava-se inconveniente a comunicação entre membros de projetos diferentes. Então, viu-se necessário unir as conexões entre estes terminais. Assim, nasceu a ARPANET.
O primeiro link feito pela ARPANET foi estabelecido em 29 de outubro de 1969, entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Em 5 de dezembro