A evoluçaõ do pensamento economico
Neste trabalho, será apresentada uma introdução à evolução do pensamento econômico, com o objetivo de mostrar a varias mudanças que sofreu ao longo dos últimos tempos, sendo modificada a cada nova teoria. Passou por ideias liberais e de individualismo e outras que queriam uma economia ligada à constituição de um estado forte.
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A atividade econômica, em períodos anteriores de 1776, era tratada e estudada como parte integrante da filosofia social, da moral e ética. Durante os três séculos do mercantilismo, as nações da Europa Ocidental organizaram sua economia interna, passagem da economia regional para economia nacional.
Houve ainda grandes pensadores durante a evolução do pensamento econômico, como: Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill, Jean Baptiste Say, Karl Marx, Alfred Marschall e Keynes. Esses são grandes autores que deixaram sua marca fazendo grandes feitos na economia, mostrando interligações entre expansão econômica e distribuição de renda, introduziu na economia preocupações de justiça social dando atenção aos empresários e lucros, dando importância também à exploração da mão-de-obra humana, estudando a satisfação do consumidor, e programa de ação governamental para promoção de pleno emprego e entre outros feitos que tornassem nossa sociedade de melhor compreensão nos dias de hoje.
ANTIGUIDADE
Na antiguidade o pensamento econômico era tratado e estudado como parte integrante da filosofia social, moral e ética.
Foi na antiguidade onde a economia se fez presente nos escritos de Platão e Aristóteles, Platão afirmava que cada ser humano nasce com uma determinada vocação para exercer um ofício, e Aristóteles via nisso uma ordem natural, chegando a defender a escravidão como um fator natural que não devia ser mudado.
Com tudo esse período era caracterizado, principalmente, pelo desenvolvimento dos estudos políticos-filosóficos. As ideias econômicas emanadas dessa época eram