A evoluçao da linguagem
O momento atual tem indicado uma série de mudanças na esfera social, econômica, política e cultural. Uma das causas dessas mudanças está relacionada ao rápido desenvolvimento tecnológico.
Nesse sentido, percebe-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao homem muitas melhorias ao seu cotidiano, visto que é uma extensão do homem. A invenção e o crescente avanço tecnológico estão modificando a compreensão do mundo, causando dessa forma uma necessidade significativa de uma readaptação do modo de vida do homem.
A cada novo meio de comunicação adotado desde o telégrafo, uma nova rede é criada para disponibilizá-la aos usuários. Assim foi com o telefone, o telex, a comunicação de dados e a TV a cabo. Hoje, com as tecnologias migrando para a linguagem digital, surge a necessidade de criar uma solução única de infra-estrutura de transporte e distribuição de mídias e serviços.
A super via da informação, na prática, refere-se a uma rede global de tecnologias de informação onde pode circular todo tipo de serviços eletrônicos - áudio, vídeo, texto e dados - e para onde convergem diferentes combinações e integrações a multimídia. Este agrupamento de sistemas e multiplicação de canais usados simultaneamente é possível graças à digitalização. A revolução digital, portanto, resulta na convergência de indústrias que se desenvolveram, até hoje, de forma autônoma.
O tema convergência vem sendo discutido desde os anos 80, quando se reconheceu a importância da comunicação por computadores. As barreiras convencionais entre as indústrias mais envolvidas, são fortes. Apesar dos avanços tecnológicos propiciarem as condições necessárias para a convergência, o caminho apenas começou.
Ela é, por assim dizer, a forma comunicativa da sociedade da informação. Mas é muito mais que comunicação de informação binária. É propriamente uma das formas mais poderosas de comunicação já inventadas na história humana. Ela integra, em primeiro