A evoluçao da contabilidade
Segundo Melis (Apud SÁ. 1997 P. 13-4) divide o desenvolvimento da contabilidade em quatro Grandes Períodos, Denominados por ele:
Contabilidade no Mundo Antigo:
Dos Primórdios da História até o ano de 1202 da Era Cristã;
Nesta fase foram-se utilizados de desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio.
* ex:
Conta Primitiva
Qualidade
(desenho) Quantidade
(riscos)
Como Ciência propriamente dita foi no inicio do Séc. XIX. “Em 1836, onde a Academia de Ciências da França adotou a contabilidade como Ciência Social”. “A Escrituração contábil nasceu antes mesmo que a escrita comum aparecesse” (Lopes de Sá. 1997. pg.12).
Contabilidade na Era da Sistematização.
Foi Citada uma primeira idéia de partidas dobradas. Eram utilizadas fichas de barro, com os mais variados formatos, incisões e perfurações, listando na maioria das vezes rebanhos de carneiro. Não existiam escritas e nem livros contábeis, o ato de colocar as fichas nos envelopes significava o registro das quantidades de vários ativos, imprimirem em seu interior os dados pertinentes a cada ficha pode ser considerado um contra entrada (atual entrada de crédito) de sistema contábil.
Mas tarde eram gravadas num primeiro momento gravados com estiletes pontiagudos em tábuas de cera para em seguida serem transferidos para os livros contábeis. Isso entre os anos de 1202 até 1494.
Contabilidade na Era da Literatura
Foi com a publicação do primeiro livro impresso que apresentava o sistema contábil. Foi impresso em 1494 por autoria de Frei Franciscano Luca Passeou. A contabilidade centrava-se no cálculo comercial e na escrituração, sendo a arte de ter e contar.
A partir do séc. XVI, período já considerado para o estudo da contabilidade com pré científico, é importante ressaltar a Obra do monge Beneditino Ângulo Pietra, “Indirizzo Degli Economi, Publicada em 1586, na qual se percebe a preocupação do autor em não apenas expor como o registro