a evolucao da agrcultura e pecuaia

1588 palavras 7 páginas
A evolução da agricultura

“Safra após safra, ano após ano, verificamos uma constante evolução no campo”.

A produção agrícola, nos últimos 50 anos, foi em média superior ao crescimento da população mundial. O primeiro fato que podemos destacar e que marcou a evolução da agricultura mundial e brasileira, teve início nas décadas de 60 e 70.
A chamada “Revolução Verde” foi iniciada nos EUA e disseminada nos países menos desenvolvidos, referindo à invenção e disseminação de novas práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola. Pesquisadores criaram novas variedades de milho, soja e trigo de alta produtividade e de ampla adaptação a diferentes regiões climáticas, tornando a agricultura altamente competitiva. Isto proporcionou a países subdesenvolvidos, como México, Índia, Brasil, entre outros, aumentar de forma vertiginosa sua produção, sendo um dos objetivos produzir mais com menos terra e menos mão-de-obra, introduzindo novas técnicas mais apropriadas de cultivo, mecanização, uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e a utilização de sementes de alto rendimento.
O impacto social da revolução verde, foi muito expressiva, principalmente nos países mais pobres, o que contribuiu para que o americano “Norman Ernest Borlaug”, considerado o pai do movimento, ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1970.

O segundo fato que marcou a evolução da agricultura e que continua influenciando até hoje, teve início na década de 90, a chamada “Revolução Transgênica”.
Os transgênicos são espécies cuja constituição genética foi alterada artificialmente e convertida a uma forma que não existe na natureza. É um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente.
No caso das plantas, a modificação é feita visando um organismo com características diferentes das suas, como por exemplo, tornar uma planta mais resistente a pragas e insetos,

Relacionados