A evasão escolar a partir da crie do trabalho
Durval Ferreira Vieira
Email:durvavieira@hotmail.com
RESUMO
Objetivo deste artigo é analisar as novas formas de exigências escolares. Num primeiro momento, abordou-se sobre a educação, principalmente, os sete saberes, na visão de Morin. No segundo, discorreu-se sobre a didática e o currículo escolar, enfatizando-se o método construtivista. No terceiro, teceu-se comentário sobre a educação atual. No quarto tópico, comentou-se sobre a gestão e desenvolvimento de competências, destacando-se as mudanças e exigências do mundo atual globalizado. Conclui-se, com o estudo, que a escola tem mudado, juntamente com as exigências da globalização e, portanto, novas posturas pedagógicas e didáticas devem ser tomadas, para que o ensino seja construído utilizando todos os recursos disponíveis.
Palavras-Chave: educação, Construtivismo, Didática, Currículo e Competências
1- CONSIDERAÇÕES INIC IAIS
Na sociedade contemporânea ocorreram várias transformações no mundo do trabalho. O avanço tecnológico, os meios de informação e comunicação entraram com bastante força na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista democrática efetiva.
Surgiram muitas exigências para a formação de docentes. A escola passa por frequentes revisões e renovações do sistema escolar. O trabalho pedagógico sempre foi visto como repasse de conhecimento, onde o professor sempre foi aquele que transmite os conhecimentos e o aluno, aquele que o recebe, pacificamente. Entretanto, isso tem mudado ultimamente. O aluno, atualmente, tem uma participação efetiva na construção do conhecimento e de valores, situando o aluno no centro do processo educativo, e o professor, como orientador da aprendizagem do aluno. Assim, fica atribuída ao aluno a condição de protagonista do processo de educação, com iniciativa e liberdade, compromisso e responsabilidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam indicadores que auxiliam os professores a refletir sobre “como se