A Europa em debate
Turma: 8°G
A Europa em Debate.
Trabalho da disciplina de Geografia.
20/05/2013
INTRODUÇÃO
ÍNDICE
CAPÍTULO 1 – CLIMA
EUROPA
Fatores climáticos O tempo e o clima de uma região são determinados pelo conjunto de fenômenos naturais denominados fatores climáticos. No caso da Europa, os principais fatores são:
Latitude: define o continente como temperado, por causa de sua posição que varia de aproximadamente 34°N a 75°N. A latitude determina menores temperaturas ao norte do continente, pois está mais perto do polo Norte, e maiores ao sul, pois está mais perto da linha do Equador. Sem considerar a interferência de outros fatores climáticos.
Altitude: no continente europeu, predominam as baixas altitudes. Porém, nas áreas de maior altitude, a temperatura media são mais baixas. A presença de elevadas cadeias montanhosas em algumas áreas do sul do continente diminui suas medias térmicas, tornando seu clima semelhante ao das regiões mais ao norte.
Maritimidade: acontece no continente europeu porque o litoral desse continente é muito recortado e os mares penetram profundamente nele, ocorrendo uma grande influencia marítima sobre o clima. Eleva a umidade do ar e contribui para amenizar as variações da temperatura atmosférica, diminuindo a amplitude térmica.
Continentalidade: as áreas mais interiores do continente, não recebem a influência do mar, então a umidade do ar é progressivamente reduzida. Tornando as amplitudes térmicas maiores e a umidade do ar mais baixa.
Corrente marítima: a corrente do Golfo é formada por águas quentes. Origina-se no Golfo do México e atua a oeste e noroeste do continente. Evita o congelamento do litoral ocidental europeu, ameniza as temperaturas atmosféricas e eleva a umidade do ar, provocando aumento das precipitações, e também provoca um aumento nas médias térmicas da região.
Massas de ar: temos as massas de ar quente provenientes do deserto do Saara, chamado de vento Simun,