A Etica no ambiente de negocios
Após vários apontamentos de ligações com transações ilícitas o banco pagou inúmeras multas. Ocorreram intevestigações de funcionários que estavam afastados para tratamento de saúde, conforme o sindicato dos bancários formalizou ao Ministério Público do Trabalho.
O HSBC no Brasil com 23 mil funcionários, demitiu 1836 pessoas, os sindicalistas reivindicaram melhores salários para os funcionários para os que ficaram, pois com a demissão em massa, faltou mão de obra.
ÉTICA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Tudo isso gera grande instabilidade ao banco deixa os funcionários descontentes e desmotivados. Em meio ao pagamento de tantas multas, a performance do banco esta comprometida.
A insegurança nos trabalhadores atrapalha muito sua criatividade e seu trabalho. Pois com demissões que foram necessárias para pagar as divídas não é analisado quem é mandado embora, pois ocorre a demissão em massa.
Os funcionários com seus sindicatos se mobilizaram em busca de uma alternativa para tentar melhorar o ambiente de trabalho após as demissões. Ocorreu o aumento do atendimento virtual substituindo os colaboradores que foram demitidos, assim fazendo uma econômia para pagar as multas.
Conclusão Atráves dos casos é possível concluir que a falta de ética não traz nenhum benefício. Pois ela apenas desmoraliza e abala uma organização. O dinheiro que se ganhou de forma indevida jamais paga o prejuízo com a falta de credibilidade gerada.
REFERÊNCIAS
REDE GLOBAL BANCÁRIA. BOLETIM ESPECDIAL 07. em: http//www.ccscs.org, agosto 2012. Acesso em 19/09/2014 às 18:00.
INTRODUÇÃO Segundo o boletim 07 – Rede global bancário o HSBC foi noticiado de forma