A ETICA NAS ORGANIZA ES
ORGANIZAÇÕES
S O B U M A V I S Ã O D E N I C O L AU
M A Q U I AV E L
Introdução sobre o conceito de Ética
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo
Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética. A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma
A Ética para Maquiavel
Nicolau
Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento.
Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em
21 de junho de 1527. Filho de pais pobres,
Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos sete anos de idade começou a aprender latim. Logo depois passou a estudar ábaco e língua grega antiga.
Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da
Segunda Chancelaria da República de Florença.
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa
“O
Príncipe”.
Nesta
obra,
Maquiavel