A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Nome do aluno:
Monitor:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Gestão Ambiental/Tecnólogo (GAM 2451)- Estatística
20/07/2010
RESUMO
A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar. Este trabalho tem a intenção de exemplificar algumas das aplicações da Estatística na escola e a sua importância, fazendo uma alusão a sua história e às suas aplicações.
Palavras-chave: Estatística; Probabilidades; Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO O universo escolar é constituído de vários campos que permitem o seu funcionamento. Ensinar é o propósito final da Instituição, porém para que esta funcione a contento, se faz necessário que todos os seus departamentos “falem a mesma língua”, e os seus objetivos sejam bem demarcados.
A história da estatística deixa claro que sua função é estatística, ou seja, levantamento de dados em determinada população, no qual se tem um objetivo para adquirir um resultado. Este resultado pode ser: Valor absoluto; valor relativo; amostra; estimador; população; variável contínua; coleta direta e indireta.
2 A ESTATÍSTICA E A ESCOLA
A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que, entre outros aspectos, envolve o planejamento do estudo que será conduzido, a recolha qualificada dos dados, a inferência, o processamento e analise das informações e a disseminação dos dados.
O uso da estatística no cotidiano escolar em ao encontro da necessidade da realização de analises e avaliações objetivas e fundamentadas em conhecimentos específicos.
As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas