A essência da engenharia
Resolver problemas é uma atividade que sintetiza a importância da engenharia, sendo vital para a sua realização. Mas também é preciso identificar os problemas, encontrá-los, criá-los. Mais que isso, é essencial saber formular adequadamente as questões para as quais vamos procurar construir respostas.
Uma necessidade só vai ser um problema tecnicamente resolvível depois de ter sido formalmente prescrito. Sem esse conjunto, pouco pode ser feito em termos práticos.
Identificar, formular e solucionar problemas em engenharia pode resultar na elaboração de um novo produto, sistema ou processo, ou a sua melhoria. Por produto entendemos o resultado de qualquer ação humana aqui entendida como a ação técnica, por exemplo, uma garrafa plástica, um chip, um sapato ou um manual de uso de uma calculadora científica. Processo seria um conjunto de atividades concretas que visam à realização de algo um produto, por exemplo.
Como é que o engenheiro soluciona os seus problemas? Projetando! É através do projeto que ele aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos técnicos e científicos. Na verdade, ao projetar, um engenheiro aplica mais que apenas conhecimentos formais específicos de sua área de atuação. Usa também conhecimentos econômicos, éticos e sociais, além de experiência e bom senso. Mais que isso! Dá vazão à sua imaginação criadora na busca de algo novo que possa atender às necessidades da sociedade. Assim podemos considerar que o projeto é a essência da engenharia.
COMO SER UM BOM PROJETISTA
Além das qualidades registradas anteriormente, para ser um bom projetista devemos também saber empregar dois processos muito importantes na elaboração de um