A Especificidade do Campo da Arquitetura e Urbanismo
0Faculdades Santo Agostinho Metodologia Científica
Acadêmica: Alessandra Ramos
1º Período de Arquitetura e Urbanismo
Resumo do livro: Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: Guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. Páginas 27 – 43.
A Especificidade do Campo da Arquitetura e Urbanismo
Quando se fala em arquitetura acredita-se em uma arte e/ou uma ciência que se dedica a construção civil, já o urbanismo embora uma ciência recente, a noção de espaço é uma arte antiga que compreende na prática da organização dos espaços, arte que também se estende ao paisagismo, a comunicação visual e o desenho industrial.
O objeto das pesquisas podem ser muito variados mas é baseado na pesquisa científica comum, mas é marcado inicialmente pela diferença nas funções da definição do produto, sendo comum vermos teses que avaliam o desempenho das construções devendo conter além das avaliações, a correção dos problemas, o que elevaria a qualidade das obras. A dedicação à produção de adaptações na arquitetura e a pesquisa urbanística tem como objeto de estudo as aglomerações de adaptações espaciais a fim de torná-los adequados a satisfação das necessidades individuais, abrangendo a vista como um todo e também setoriais.
A pesquisa nessa área abrange estudos em várias outras áreas, precisando o pesquisador ter consciência do seu conhecimento dentro de cada área, e também é preciso associar técnica e valores para entrar no campo da cultura, associando uma abordagem científica sobre o tema e inovando na produção das adaptações espaciais.
O campo de investigação na arquitetura e urbanismo se baseia também na história, nos currículos e na observação das obras projetadas hoje em dia, implicando uma metódica investigação a partir de modelos, não deixando de investigar sobre as técnicas de elaboração, operação e avaliação ficando claro, a complexidade da área que existe um amplo espaço de