A espanha e a américa no final do século xv: o descobrimento e a conquista. (schmidt, benito bisso)

1335 palavras 6 páginas
Guilherme Eduardo da Silva Machado – 1° período – História – LIC.

Schmidt, Benito Bisso, A Espanha e a América no final do século XV: o descobrimento e a conquista.

Com a comemoração dos quinhentos anos do ‘descobrimento’ da América por Colombo, deu início a diversas e acirradas discussões devido à polêmica do tema. A começar pelo próprio termo descobrimento, visto que quando Colombo chegou aqui, os territórios americanos já eram habitados por diversos povos de diferentes culturas e modos de vida.

Partindo desse assunto, diversos setores da sociedade latino-americana, e até européia, entraram em discussão sobre o assunto da comemoração. A conquista da América pelos espanhóis? A retirada de riquezas naturais, massacre de diversas etnias, evangelização dos povos nativos? Ao invés disso, a Assembléia Geral do Conselho Mundial dos Povos Indígenas apresentou o projeto para que o ano de 1992 fosse o ano mundial da dignidade e dos direitos indígenas ( Almeida, 1992; Bastos, 1988, Cueva, 1991; Vicent, 1992).

Com base nisso, podemos fazer uma abordagem inicial da situação da Espanha no século XV, os fatores que motivaram a expansão ibérica, as conquistas espanholas e depois o processo de colonização das terras conquistadas, bem como a resistência que alguns povos mostraram perante a dominação espanhola.

A Espanha à época da transição:

A Espanha no final do século XV estava transitando do feudalismo para o capitalismo. Essa passagem de sistemas de governo foi algo de longa duração. Esse processo atingiu todos os níveis da sociedade da época, modificando as estruturas das classes econômicas, do regime do Estado, cultura, ou seja, modificando as práticas de conduta e representações humanas.

Logicamente, essa transição não foi algo coerente. Foi uma trajetória cheia de rupturas e descontinuidades. Mas, o que nos interessa nessa análise, é a expansão marítima-comercial nos séculos XV e XVI, mas especificamente a da Espanha, a qual temos diversos fatores que

Relacionados

  • VAINFAS Ronaldo CARDOSO Ciro
    153387 palavras | 614 páginas
  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas