A ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XIX SOFRIDA PELOS NEGROS E A ESCRAVIDÃO DE HOJE VIVIDA PELOS IMIGRANTES.
Trabalhavam até o limite máximo de suas forças. Eram submetidos a castigos cruéis tais como: açoite, amputação, palmatória, tronco, mascara, coleiras e correntes de ferro.
As imagens de Debret a seguir mostram claramente como era o Brasil dos escravos:
Na figura 1, percebemos os escravos amarrados ao tronco, com as calças abaixadas e o feitor dando chicotadas no mesmo, ao lado desse outros alguns escravos deitados ao chão aguardando a vez para serem açoitados na presença de varias pessoas entre elas guardas, patrões e escravos.
Também nota-se que o grupo de escravos sentião-se humilhados, sem entenderem o tamanho da injustiça que eram submetidos.
Figura 2
Nesta imagem vemos o castigo da palmatória onde o escravo está ajoelhado com as mãos estendidas em direção ao patrão esperando para levar o castigo. Os outros empregados continuavam seus afazeres sem olhar para ao lado. Vê-se uma mulher com uma criança no colo, assistindo a cena, isso mostra que na época a criança já era ensinada a ser ruim, sem caráter desde cedo.
Duas imagens humilhantes para o ser humano, nas quais fica evidente como o homem era cruel, irracional, para conseguir sua autonomia sacrificava o próximo sem dó, mesmo isso sendo a sua própria raça.
CARLOTA JOAQUINA
No filme Carlota Joaquina, podemos evidenciar varias cenas em que são vividas atualmente, mesmo após ser assinada a Constituição Brasileira, continuamos a reivindicar nossos direitos.
Cena 1 – No enterro da rainha uns choravam, outros davam risadas, pois irão se beneficiar com o poder, dinheiro, posição social. Nos dias de hoje essa cena é comum. Filhos matam pais, pais matam filhos, por interesse, comando de