A escolha
Quem já entrou em algum chat ou mandou um email apressado para um colega, enviou um torpedo do celular ou deixou um bilhetinho pra alguém na porta da geladeira com certeza já fez uso delas, vejamos algumas das mais utilizadas na atualidade, especialmente pelos mais jovens:
Bjs (beijos) c/ (com) msg (mensagem) msm (mesmo) ñ (não) obg (obrigado) p/ (para) pq (porque) tb (também)
A maioria das pessoas, quando vão abreviar as palavras o fazem de qualquer maneira, mas os mais cuidadosos devem se perguntar: como eu faço para abreviar esta palavra? Existe regra pra isso?
A resposta é simples. Existem algumas regras para abreviar as palavras, porém a maioria das abreviaturas que ganham o gosto do público são aquelas que, mesmo sem seguir as regras preditas pela gramática, são usuais, práticas. É o caso, por exemplo, do famoso “VC”, criado nos sites de bate-papo. Esta abreviatura não é reconhecida pela gramática como norma, porém é reconhecida por todos nós, usuários da língua.
Vejamos, pois, algumas regras para se fazer uma abreviatura da maneira correta (prevista na gramática).
REGRA GERAL: primeira sílaba da palavra + a primeira letra da sílaba seguinte + ponto abreviativo.
Exemplos: adj. (adjetivo), num. (numeral).
Outras regras:
a) Nunca se deve cortar a palavra numa vogal, sempre na consoante. Caso a primeira letra da segunda sílaba seja vogal, escreve-se até a consoante.
b) Se a palavra tiver acento na primeira sílaba, ele é conservado. núm. (número)
lóg.