A escola e o ensino da leitura:
Formação de leitores críticos na sociedade atual
INTRODUÇÃO
A relevância da escrita como um fator possibilitador do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e da sua inserção social nas sociedades letradas, há muito tem sido identificada e discutida por pesquisadores e educadores. Neste cenário, o papel do ensino da leitura e da escrita destaca-se, já que é na escola que o contato com o sistema de escrita ocorre de forma sistematizada. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica do tema ensino de leitura, a fim de se fazer uma reflexão sobre qual tem sido a contribuição desta instituição na formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedade atual. Reflexão esta, norteada pela seguinte questão: será que a escola tem favorecido o desenvolvimento de sujeitos-leitores?
Deste modo, serão tecidas breves considerações acerca do objetivo original do projeto de alfabetização nas sociedades industrializadas e suas implicações sobre o ensino de leitura na atualidade, discutindo-se o papel da sociedade, da escola e do professor na concretização de um projeto social de leitura à luz do confronto das concepções dos teóricos abordados.
É partindo também dessas perspectivas teóricas que se tecem comentários sobre a formação de professores e suas condições de vida e trabalho, apontando-se a mudança de concepção de leitura por parte destes profissionais, aliada às mudanças destas outras duas variáveis acima citadas, como uma das saídas para a superação do problema da formação de leitores na escola.
1- A LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA BREVE DISCUSSÃO
A leitura é uma atividade de um elevado grau de importância para a vida do homem em sociedade. Em virtude disso, muitas discussões têm surgido em torno de sua importância para a formação de leitores e de cidadãos críticos, bem como em torno da prática de ensino de língua materna. Isso se justifica devido ao fato de que a leitura possibilita ao