A ESCOLA E SUA INTEGRA O COM A COMUNIDADE
JUSTIFICATIVA
A escola como uma instituição precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade positivamente. Se é para a sociedade que a escola forma o indivíduo, logo conclui-se que os dois, ambiente escolar e meio social devam manter uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Por isso tem-se a percepção de que há a necessidade da interação da sociedade com a escola, principalmente, em relação ao meio externo do local a que essa escola pertence.
É bem claro que, que nos dias atuais, a participação da comunidade nas ações da escola torna-se algo de pertinente relevância, pois a escola reflete várias dimensões acerca do que ocorre fora de seus muros, dessa forma não há como não haver uma relação entre as instituições educacionais e a comunidade onde as mesmas estão inseridas. Diferentemente do passado, onde a escola se fazia autônoma no que diz respeito aos processos educacionais.
Entender e perceber que os fatores ligados aos acontecimentos da comunidade extra-escolar exercem influência direta no cotidiano da escola, principalmente as ocorrências que estão vinculadas às questões da sociedade contemporânea, como o avanço tecnológico, a violência cada vez mais frequente e a partir disso adquirir a consciência a cerca desses fatos, percebendo uma urgente relação de reciprocidade entre a comunidade e a escola, pois dessa maneira a busca de soluções para possíveis problemas será mais fácil tendo em vista que haverá uma parceria entre ambos e procurando um melhor ensino onde não se restrinja somente a instituição escolar, mas onde a sociedade também poderá contribuir.
A comunidade deve inserir-se no ambiente escolar de forma a propiciar o melhor andamento da educação. Esse envolvimento se dá de várias formas, afinal a escola desempenha diversas funções no âmbito educacional, logo a comunidade tem muitas oportunidades de exercer um papel atuante e transformador, principalmente para a