A Escola que queremos
A Escola que Queremos
Nos dias atuais ouvimos tanto da escola diferente que ela passa a ser tão idealizada ,algumas pessoas até sonham ao pensar nesta realidade.A escola que temos parece, cada vez mais, um espaço do desaprender. Pensando nisto, observamos as pessoas criando novos caminhos, porém as tentativas ainda são muito tímidas e modestas ,falamos muito mas mudamos pouco .
Um ambiente é um sistema de inter-relações entre os diversos elementos físicos e humanos que compõem um contexto. Ambiente e pessoa só têm significado se estiverem presentes um para o outro (MOREIRA, 2008).
Considerando o ambiente como uma teia de sujeitos, objetos e ações com regulações recíprocas, esse pode, segundo Moreira (2008) se constituir em um contexto de desenvolvimento ou não. Acreditar que exista uma forma ideal e única de se organizar espaços para crianças é um grande erro, pois os arranjos espaciais são produtos culturais, que sintetizam representações sociais. A maneira como o ambiente é organizado vai depender da visão, consciente ou inconsciente, que os adultos de uma determinada sociedade e em um dado momento histórico tem acerca de criança, desenvolvimento e educação, e quais os comportamentos e ações que procuram incentivar.
Mas como era/é a escola que temos, nosso único compromisso era aprender ler e escrever, neste tempo era necessário saber isso para assim ser aprovados para série seguinte, não tínhamos desculpas para não aprender, nossos professores eram atenciosos e tinham compromisso com o nosso aprendizado, as aulas eram mais elaboradas pois buscavam saciar nossas dificuldades de aprendizado e chamavam nossa atenção. Em nosso ponto de vista a escola era mais valorizada, com isso desempenhavam melhor trabalho docente, nossos professores eram mais rígidos com isso eram mais respeitados, suas regras eram prontamente atendidas,nós alunos tínhamos respeito tínhamos verdadeira admiração por eles "... o bom professor é o que