A escola da república - resenha critica
Este livro foi escolhido pois o assunto é de grande interesse, na medida em que grande parte da cultura escolar de hoje, surgiu deste movimento.
Gladys Mary Ghizoni Teive é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sandwich na área de Currículo Escolar no Centro de Investigaciones Manes, da UNED, em Madri, na Espanha. Atualmente é professora de Currículo no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Autora das obras Uma vez normalista, sempre normalista: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911/1935) (Editora Insular) e Modernização econômica e formação de professores em Santa Catarina (Editora da UFSC). É editora assistente da Linhas, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.
Norberto Dallabrida possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001).