a escola contra a familia
A Escola Contra A Família
Marcos Vinicius Da Cunha
Alunas: Marta Sueli de Souza Gonçalves
Disciplina : História da Educação
Professor: Walquíria
Turma: NF1C Turno: Tarde Belo Horizonte 2015
A escola contra a família –
A escola e a família são duas instituições sociais que desencadeiam os processos socializadores do ser humano e atuam como propulsoras ou inibidoras do crescimento intelectual,físico,emocional e social do educando.Ambas dividem a responsabilidade de ensinar o certo e o errado no meio social: a família, insatisfeita com a escola,questiona o real papel da escola na educação das crianças,enquanto a escola somente no século XVII foi pensada como um apoio a família,principalmente as mães que não podiam dar assistência integral a suas crianças.
Tais questionamentos,em grande parte,não consideram os aspectos sócios-culturais e históricos da família e da escola,o que desencadeio desentendimentos entre as duas instituições .Diante deste fato ,há uma reflexão a respeito destes agentes na formação das crianças e jovens.
O autor tenta problematizar o assunto, buscando analisar o tema do ponto de vista da história da educação no Brasil. O mesmo faz alusão à posição ocupada pela escola diante das famílias, e coloca que a escola tornou-se mais do que uma simples instituição de apoio à família, mas posicionou-se contra a família.
Segundo Cunha, a escola jamais foi norteada pelos mesmos princípios educacionais vigentes no lar. Ao longo da história, foi incorporado saberes científicos em oposição aos saberes domésticos tradicionais.
Com os avanços do modo capitalista de produção, a divisão social do trabalho atingiu seu ponto mais alto e produziu conseqüências nos lares, principalmente na redução significativa a relevância do agrupamento familiar,assim que as pessoas ganharam importância