a escola como organização docente
2-Nunca se pode controlar perfeitamente uma classe na medida em que a interação em andamento com os alunos é portadora de acontecimentos e intenções que surgem da atividade dela mesma.
3• O trabalho docente pode ser analisado, como todo trabalho humano socializado, em função de 3 dimensões: • Trabalho como atividade = ensinar é agir na classe e na escola em função da aprendizagem e da socialização dos alunos, atuando sobre sua capacidade de aprender, para educá-los com a ajuda de programas, métodos, livros, normas etc. • Trabalho como status = remete à questão da identidade do professor tanto na escola quanto na organização social • Trabalho docente como experiência = professor experiente para saber lidar com as situações de sala de aula e quanto suas competências profissionais.
4-A escola como organização do trabalho docente • A docência se realiza numa escola = lugar organizado, espacial e socialmente separado dos outros espaços da vida social cotidiana. • A escola possui características organizacionais e sociais que influenciam o trabalho dos agentes escolares : a) Como lugar de trabalho = ela não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social que define como o trabalho dos professores é repartido e realizado, como é planejado, supervisionado, remunerado e visto por outros. b) Esse lugar também é produto de convenções sociais e históricas que se traduzem em rotinas organizacionais relativamente estáveis através do tempo.
5-c) Os objetivos do trabalho da escola são simbólicos e materialmente intangíveis = tratam de concepções socioculturais da criança, do adolescente e do adulto = como eles devem ser, fazer e saber enquanto membros educados (socializados e moralizados) e instruídos de uma determinada sociedade. d) Necessário considerar outras categorias de funcionários = sua relação entre si e com os professores. e) Levar em conta o surgimento das estruturas burocráticas e de instâncias ou poderes internos e