A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DIVERSIDADE CULTURAL
AZEVEDO, Ana Araujo de 1
CARVALHO, Anna Kelly Mesquita2
MORAIS, Peterson Silva de 3
SILVA, Ana Claudia Gomes da4
VIEIRA, Maria das Graças Mesquita da Silva 5
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo geral: analisar aspectos e dimensões presentes no cotidiano escolar, e específico: construir olhar sobre a instituição escolar, desvelar como os sujeitos estão lidando na escola com o espaço, o tempo e seus rituais cotidianos. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa qualitativa e observação participante, ou seja, a etnografia como prática. Observamos que a escola é o espaço de diversidade cultural marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos. Educar para a diversidade é fazer das diferenças um trunfo, explorá-las na sua riqueza, possibilitar a troca, proceder como grupo, entender que o acontecer humano é dentro de avanços e limites.
Palavras chave: Escola. Espaço. Diversidade cultural.
INTRODUÇÃO
Na construção do olhar sobre a instituição escolar, compreendida enquanto espaço de diversidade cultural, procuramos entender estudantes e docentes como indivíduos socioculturais, ou seja, indivíduos de experiências sociais que agem através de uma reprodução e elaboração de uma cultura própria. Na escola, exercem um papel ativo no dia a dia, determinando realmente o que a escola é, enquanto limite e possibilidade, num momento dialógico ou conflitante constante com a sua forma de organizar. Assim sendo, decorremos a definição de escola como uma instituição de dinamismo, de diversidade, resultado de um processo de construção social.
Desta forma, este artigo traz como questão: Quais os aspectos e dimensões presentes no cotidiano escolar, que caracterizam a escola como espaço de diversidade cultural? Tendo como objetivo geral: analisar aspectos e dimensões presentes no cotidiano escolar, que algumas vezes não é (são) percebido (s), passar (passam) a existir como "naturalizados" ou evidentes, que