A Escola Americana E Sua Influ Ncia No Brasil
SANTO AMARO
Jozilda T. Rodrigues Briganó dos Reis|
EAD – Ciências Contábeis – Turma B
A Escola Americana e sua influência no Brasil
São Paulo
Abril - 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESCOLA AMERICANA 4
3 AS ESCOLAS ITALIANA E AMERICANA E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL 7
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A Escola Americana teve fundamental importância para o desenvolvimento contábil. Suas práticas são as mais adotadas até hoje em muitos países.
Mostra-se a seguir, como foi o desenvolvimento desta Escola, a criação de suas associações e regulamentações e ainda sua influência na Contabilidade brasileira.
2 ESCOLA AMERICANA
A Escola Americana surgiu em 1887 e se preocupou em melhorar a qualidade da informação contábil tornando-a mais útil para as empresas, padronizando-a com o intuito de facilitar a compreensão e leitura por parte dos investidores. Foi essa escola a responsável pela divisão da contabilidade em contabilidade financeira (voltada para informar o público externo à empresa) e contabilidade gerencial (voltada para informar os administradores da empresa). Outra característica dessa escola foi a grande importância das associações profissionais de contadores em seu desenvolvimento teórico e pesquisas. Ao contrário das demais escolas, a Escola Americana se preocupou em ser prática, dando pouca importância à teoria. Essa escola foi ainda responsável pela confecção dos "princípios de contabilidade geralmente aceitos" (História da Contabilidade/A Contabilidade na Idade Contemporânea, 2011).
Devido a um grande afluxo de capital, vindo da Europa, principalmente da Grã-Bretanha, deu-se a migração de contadores autorizados ingleses e escoceses para os Estados Unidos como auditores (HENDRIKSEN & BREDA, 2010)
Em 1887, 10 profissionais americanos, formaram a Associação Americana de Contadores Públicos (American Association of Public Accountants - AAPA), hoje chamada de Instituto Americano