A escassez de líderes no mercado
Revista de Pós-Graduação da UNIABEU
A ESCASSEZ DE LÍDERES NO MERCADO DE TRABALHO: O
PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA FORMAÇÃO
DESTE PROFISSIONAL PODE COLABORAR PARA A MUDANÇA
DO CENÁRIO ATUAL
Marcio Melo Almeida1
RESUMO
O presente artigo traz o tema escassez de líderes dentro das empresas e enfatiza a importância do papel do professor universitário para uma real possibilidade de mudança deste quadro. Tem por objetivo destacar importantes conceitos de liderança, educação, mercado de trabalho. Enfatiza importante pesquisa onde se retrata a escassez citada e argumenta sobre a importância do líder e do papel do professor para o desenvolvimento do país.
Palavras-chave: liderança; educação; qualificação profissional; desenvolvimento.
ABSTRACT
This article presents the issue of shortage of leaders in business and emphasizes the important role of the university teacher a chance to change this picture. It aims to highlight important concepts of leadership, education, labor market. Emphasizes important research depicts where the shortage cited and argued about the importance of the leader and teacher for the development of the country.
Keywords: leadership; education; professional training; development.
1. INTRODUÇÃO
Após o apagão de mão-de-obra, nosso país agora enfrenta o problema da falta de líderes competentes e ao mesmo tempo inovadores e motivadores. Uma das consequências deste cenário é o elevado crescimento econômico, principalmente na última década, que diretamente acarreta também a alta rotatividade entre os gestores. Ou seja, nossas empresas carecem de profissionais qualificados para assumirem o papel de liderança. A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) realizou uma pesquisa denominada "Sonhos e Pesadelos dos Profissionais de Recursos Humanos” em parceria com a Empreenda e a SPHINX Brasil, realizada com 379 profissionais,
1
Mestre em Desenvolvimento Local. Uniabeu Centro Universitário.