A escarlatina
Este trabalho tem como finalidade apresentar as principais características, sinais e sintomas da doença escarlatina, nosso objetivo será oferecer dicas e conhecimentos para saber diferenciar a escarlatina de outras doenças, já que a mesma bactéria pode provocar diferentes tipos de doenças. Vamos abordar o diagnóstico, a idade que comumente, aparecimento da doença, quais os sinais e sintomas, como é a forma de contagio, como se prevenir e se tratar e as recomendações específicas para quem fica doente.
Escarlatina Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que acomete especialmente as crianças em idade escolar (entre 5 a 15 anos). Entretanto na maioria das vezes a escarlatina surge junto com uma amigdalite ou faringite bacteriana, mas pode acontecer também após infecções de pele. Essa bactéria também é responsável por provocar outras doenças em indivíduos diferentes como amigdalites (infecção de garganta), impetigo e erisipela (doenças de pele),Porém deve ser distinguida de Sarampo, Rubéola ,entre outras. A diferença é que, na escarlatina, ela libera toxinas que provocam pequenas manchas vermelhas e confluentes na pele.
1.1 Diagnóstico
O diagnóstico é basicamente clínico dos sinais e sintomas, mas alguns exames laboratoriais, como o de cultura e o teste rápido de pesquisa do estreptococo na garganta, ajudam a identificar a bactéria e estabelecer o diagnóstico diferencial, porque há outras doenças com sintomas semelhantes.
Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para evitar complicações graves da doença, Meningites Febre reumática (lesão das válvulas Estar atento para o aparecimento de dores do coração) de ouvido ou outros sinais de agravamento. Glomerulonefrite (lesão do rim que pode evoluir para insuficiência renal) e lesões graves na pele.
1.2 Sinais e sintomas da escarlatina
O início do quadro tem amigdalite/faringite, náuseas e vômitos,